Na Ilha - Tracey Garvis Graves


"Parei na frente dele.
— Por que o vestido?
Ele deu de ombros.
— Achei que você ficaria bem de vestido. — Ele tirou os óculos escuros e me olhou de cima a
baixo. — E você fica.
— Obrigada — agradeci, sentindo o calor no rosto novamente.
Ele saiu para pescar, e eu me sentei no cobertor sob a marquise improvisada, esperando ele
voltar.
Frequentemente eu flagrava T.J. me olhando, mas ele nunca fora tão claro. Ele estava ficando
mais ousado, jogando verde. Se ele havia tentado esconder seus sentimentos antes, já não estava mais
tão preocupado com isso. Eu não sabia quais eram suas intenções, ou mesmo se tinha alguma, mas
viver com ele estava prestes a se tornar complicado.
Isso eu sabia."




Anna Emmerson e e Thomas James Callahan, mais conhecido por T.J., embarcaram numa viagem para as Maldivas, com o propósito de se juntar a família dele para as férias de verão. Anna era professora de escola pública e trabalhava nas férias dando aulas particulares. T.J. havia superado recentemente um câncer e precisava recuperar as matérias escolares que perdeu durante o tratamento. Os dois haviam se visto apenas uma vez antes de se encontrarem no aeroporto de Chicago para a viagem.
Cada um tinha suas próprias expectativas: Anna queria um tempo longe do namorado imaturo - sabendo que o relacionamento deles estava acabado -, além de aproveitar e tirar umas férias num lugar paradisíaco; T.J. não queria ir na viagem, mas sabia o quanto era importante pra sua família vê-lo em outro ambiente, mais alegre, apesar do jovem só querer ficar mais com seus amigos dos quais não pode ficar perto no último ano e meio. No entanto, mal eles sabiam a aventura na qual seriam colocados. Ao se aproximarem das Maldivas, são obrigados a pegarem o único hidroavião disponível para levá-los até Malé, ilha onde pretendiam ficar. Como era noite, poucos se dispunham a fazer a viagem, mas eles, junto com o piloto, se arriscaram. O súbito mal-estar do piloto e a perda de controle do avião, provocam a queda do mesmo no meio da viagem. T.J. e Anna sobrevivem e acabam sendo levados para uma ilha inabitada. Obrigados a sobreviver com uma parca alimentação, os dois acabam superando seus próprios limites na medida em que o tempo vai passando na ilha. Durante muitos anos, eles se viram enfrentando tempestades, animais marinhos e doenças, mas conseguiram sobreviver. As dificuldades eram muitas, mas a maneira como resolveram seus problemas tornou a ligação entre eles muito forte, e irresistível. Anna sabe que não pode ter um relacionamento com T.J. A diferença de idade entre eles, ela com 30 e ele com 16, quando chegaram na ilha, além do fato de que ela foi contratada como professora dele, poderiam, caso se relacionassem, servir de obstáculo, principalmente se fossem salvos e alguém descobrisse. T.J., porém, tinha seus próprios planos e eles estavam envolvendo cada vez mais a imagem de Anna o beijando e se entregando a ele. No meio do mar, perdidos numa ilha, eles vão descobrir que o amor não segue as regras sociais. Mas quando a volta pra casa acontece e eles percebem o quanto suas vidas irão mudar, poderão os dois enfrentar o preconceito e viver esse amor?

Na ilha é uma emocionante história. Um livro que fica difícil de você largar depois que começa a ler. A narrativa da Tracey é simples, mas te fisga do início ao fim. A forma como cada capítulo é narrado por um dos dois personagens, nos ajuda a compreender como cada um vai crescendo na história, como o relacionamento deles surge não apenas da situação de isolamento na qual vivem, mas do fato de que se surpreendem um com o outro e que são mais parecidos do que poderiam imaginar. Pra quem gosta de um bom romance, com uma escrita simples e com personagens encantadores, eu recomendo esta leitura. A Anna e o T.J. são maravilhosos e eu fiquei gratamente surpresa com a profundidade e determinação do T.J. em cuidar e amar a Anna. Pra um garoto com menos de 20 anos, ele é um cara muito amadurecido e sensível. E isso se percebe mais quando eles conseguem voltar pra casa e tem de enfrentar as pessoas que não veem com bons olhos o relacionamento deles. A cena do restaurante onde Anna, T.J. e uns amigos dela estão jantando é um excelente exemplo disso.


Enfim, se você ainda não leu "Na Ilha", leia. E se já leu, deixe seu comentário e me diga o que achou.


Boa leitura!

Dados técnicos
Título Original: On the island
Autora: Tracey Garvis Graves
Editora: Intríseca
ISBN: 9788580574029
Páginas: 288

Comentários