“O Inspetor Maine concluiu:
‘Portanto, senhor, devia haver mais
alguém na ilha. Alguém que pôs tudo em ordem depois que a matança toda chegou
ao fim. Mas onde estava ele durante todo esse tempo... e aonde foi parar? Os moradores
de Sticklehaven estão absolutamente certos de que ninguém podia ter deixado a
ilha antes da chegada do barco de resgate. Mas, nesse caso...’
Parou de falar.
Esperando uma conclusão, o comissário
assistente repetiu a última parte da frase:
‘Nesse caso...’
Maine suspirou, balançou a cabeça,
inclinou-se para a frente e disse:
Este é um dos meus romances favoritos da Agatha Christie. "E não sobrou nenhum", anteriormente publicado como "O caso dos dez negrinhos", conta a história de um assassinato coletivo na Ilha do Soldado, uma propriedade privada, que tinha um histórico não muito positivo para com todos os seus proprietários anteriores. Na história, dez pessoas são convidadas a passarem alguns dias na ilha. Estranhamente, ninguém se conhece e aparentemente não são muito próximos dos proprietários atuais que os convidaram. Cada indivíduo é diferente não somente em aparência, mas em educação.
Todos, porém, comparecem ao local e são surpreendidos por um estranho detalhe: quem os convidou não está presente. Apenas eles se encontram na ilha. A fim de manter um clima ameno, eles aguardam a chegada de seus anfitriões, pois só é possível sair da ilha de balsa e esta voltou a terra.
No entanto, coisas estranhas começam acontecer. O número de ocupante da ilha começa a diminuir e ninguém faz ideia do porque ou de quem seja o assassino. Misteriosamente as mortes mantém uma relação bizarra com um poema que os convidados veem em quase todos os lugares da casa. Eles não sabem quem os quer mortos. Eles mal se conhecem. Mas a desconfiança traz a tona segredos do passado que deveriam estar enterrados e ninguém é o que aparenta ser.
Amo esse livro. Só por ser da Agatha já é uma excelente indicação de leitura. O enredo te prende e te faz duvidar de suas próprias suspeitas. Quem é o assassino? Gente, eu não consegui acertar de nenhuma maneira. O final do livro é SUR-PRE-EN-DEN-TE!!!!!!!!!!!!!!!!
Além disso, a escrita da obra é envolvente e a maneira como a autora vai revelando as personalidades de cada um te coloca dúvidas sobre quem é quem. Ninguém é bom ou ruim para Agatha Christie. Quem já leu os livros dela sabe como essa dualidade não está presente e é combatida. Seus personagens são humanos, reais, pessoas que você pode encontrar na esquina, aqueles que as vezes você nem repara ou espera algo mais. E acho que é isso torna sua obra tão rica.
Leiam "E não sobrou nenhum" e descubram porque Agatha Christie é a Rainha dos Romances Policiais.
"Dez soldadinhos saem para jantar, a fome os move;
Um deles se engasgou, e então sobraram nove."
Excelente leitura.
Dados técnico:
Título original:
Autora: Agatha Christie
Editora: Globo
ISBN: 9788525049612
Páginas: 398
Comentários
Postar um comentário