“O tempo dos dois estava encerrado. Ele saiu
da sala sem olhar para trás, perguntando-se o que havia em Leonora, murcha e
amuada, com cinquenta anos, uma filha com lesão cerebral e uma vida sem
esperanças, que inspirava nele esta determinação feroz, esta fúria...
Nos últimos oito meses, um fluxo de
clientes abrira a porta de vidro gravada com seu nome, e os motivos para o
procurarem foram incrivelmente parecidos. Eles iam lá porque queriam um espião,
uma arma, um meio de restaurar algum equilíbrio a favor deles ou de se livrar
de ligações inconvenientes. Apareciam porque procuravam uma vantagem, porque
sentiam que lhes deviam retribuição ou compensação. Na maioria esmagadora das
vezes, porque queriam mais dinheiro.
Mas Leonora o procurou porque queria que
o marido voltasse para casa. Foi um simples desejo nascido do cansaço e do amor,
se não pelo errante Quine, pelo menos pela filha que sentia falta dele. Pela
pureza desse desejo, Strike sentia que devia o melhor que pudesse dar."
MARAVILHOSO, INTRIGANTE, GENIAL!!!!
Essas três palavras resumem bem minha sensação com esse novo livro de Robert Galbraith, psedônimo de J.K. Rowling. Gente, é muito bom.
Nessa nova história, o detetive particular, Cormoran Strike, está relativamente bem financeiramente, depois do caso Lula Landry, que resolveu meses atrás. Ele sabe que seu sucesso se deve também ao apoio incondicional de sua assistente, Robin Ellacot. Mas seus clientes são sempres os mesmos, criaturas ambiciosas, porém endinheiradas, e ele precisa sobreviver também. Quando Leonora Quine o procura para encontrar e levar o marido dela, um escritor fracassado, de volta para casa, Strike sabe que esse não será muito difícil de resolver.
Em meio as suas buscas pelo escritor, Strike, no entanto, se vê perante uma cena absurda, pavorosa e cruel. O velho escritor foi assassinado de forma grotesca e tudo indica que se trata de uma vingança a sua última obra, ainda não publicada, no qual autor faz referências a várias pessoas de seu cotidiano, poderosas ou não.
Com a polícia assumindo o caso, deixando Strike de lado, e suspeitando da esposa, o detetive se vê tendo que forçar os limites mais uma vez para provar a inocência de sua cliente, ao mesmo tempo em que deve descobrir quem é o assassino.
A maneira como a escrita do livro se desenrola é muito boa. Você não consegue ter certeza de quem é o assassino. Eu mesmo só descobri no final, porque, bem, Strike nos explica. Todo o processo de investigação é intenso. Strike sendo seguido, falta de provas concretas que pudessem incriminar alguém, escritores e editores com segredos e comportamentos suspeitos, além da vida pessoal de Strike e seu relacionamento com Robin parecer estar balançando.
Pra quem leu o primeiro livro, O chamado do cuco, sabe bem que Robin é fascinada pela vida de detetive e está engajada a seguir no ramo. Ela deseja que Strike a veja como uma investigadora, como alguém com quem ele pode contar para fazer mais do que pesquisa na internet e café para os clientes, e ela sabe que ele sabe disso. Seu noivo, Matthew, porém não parece muito feliz com isso. Temos uma visão melhor do relacionamento do casal, além de um encontro pra lá de interessante e até mesmo engraçado entre o noivo e Strike. Posso afirmar que foi uma das melhores cenas escritas no livro.
As descrições dos ambientes, bem como dos personagens é maravilhosa. Podemos imaginar o quanto a presença de Strike num ambiente pode ser incômoda e ao mesmo tempo curiosa para os demais personagens.
Conhecemos também alguns novos personagens que são próximos de Strike, tendo uma melhor visão de sua vida antes dos acontecimentos do caso Lula Landry. E ficamos irritados também com sua teimosia perante o problema de sua perna.
Porque essa criatura não procura um médico?!, eu pensava comigo.
Mas essa teimosia de Strike é o que torna toda a investigação mais interessante e as coisas que ele vai descobrindo nos permite, ao mesmo tempo, perceber seus suspeitos, e não conseguir enxergar como as lacunas vão se preenchendo na mente do detetive, até que temos um final surpreeendente que você não pode deixar de perder.
Leiam O Bicho da Seda e descubram o que os menores segredos e a amargura de alma vingativa podem desencadear.
Boa leitura!
Dados técnicos
Título Original: The Silkworm
Autor: Robert Galbraith
Editora: Rocco
ISBN: 9788532529497
Páginas: 462
Dados técnicos
Título Original: The Silkworm
Autor: Robert Galbraith
Editora: Rocco
ISBN: 9788532529497
Páginas: 462
Comentários
Postar um comentário