Atualizações sobre a Maratona Literária de Inverno 2015



Olá, galera. 
Bom dia, boa tarde ou boa noite.

Alguns já deve ter visto minha postagem anterior sobre a MLI 2015, que o canal Geek Freak, do Victor Almeida, organizou para esse mês de julho. Quem não viu, clica aqui, mas a foto acima mostra minha TBR para a maratona.

Sabe, eu amo ler. Mas essa maratona está mostrando uma característica minha, para a qual eu não havia atentado.
Tenho PREGUIÇA de ler, quando estou sobre pressão para cumprir uma meta. VERGONHOSO!!! Mas a verdade. Vocês também sentem isso de vez em quando? Nunca havia me acontecido. Estamos na segunda semana da maratona - finalzinho - e ainda não terminei o último livro da semana. E olha que ele mal tem 300 páginas.

Além disso, estava comprometida a fazer um resumo semanal das minhas atividades literárias e postar aqui no blog, mas só consegui fazer atualizações no meu Instagram. Bem, apesar da minha momentânea (espero) maré de preguiça, vou fazer uma promessa a todos vocês: VOU FAZER UMA RESENHA DE TODOS OS LIVROS LIDOS NESSE MÊS. Pode demorar todo o mês de agosto para postar, mas vou fazer. Nem que eu não pegue outra leitura. Mas VOU fazer.

Enquanto isso, deixe-me atualizá-los sobre como está caminhando, ou melhor, rastejando, minhas leituras.


Meu primeiro livro dessa maratona foi ...


É uma ficção científica divertidíssima. Sim, realmente. Não vou comentar com vocês a sinopse do livro, foi deixar isso para a resenha, mas gente, que livro! Comecei dia 06 e terminei dia 07. AMEI! O Mark é um cara que eu queria ter como amigo. Uma pessoa de força interior e humor inabalável, mesmo nos piores momentos. Inteligente, sem ser chato. Aliás, palmas para o autor. Mesmo com muitas instruções e fatos científicos, o livro não se tornou monótono, nem tecnicista. Leitura IMPERDÍVEL.

Depois passei para ...


Quero confessar que amo esse livro. Já o havia lido, mas era o único livro que eu tinha que se enquadrava no desafio "um livro com figuras ou ilustrações". Pra quem não sabe, o autor, J.R.R. Tolkien, fez as ilustrações que aparecem no livro. Adoro a do encontro de Smaug com Bilbo, assim como a que ele fez da entrada do reino de Thranduil. Lembrei-me muito dos filmes enquanto fazia a leitura. Acho até que eu poderia fazer uma postagem mais para frente traçando uma comparação entre o livro e os filmes. No entanto, o que quero ressaltar aqui é que - que vergonha! - demorei três, 3, TRÊS dias para terminá-lo. OMG! Não sei o que aconteceu. Fiquei me arrastando. Eu tinha tempo para lê-lo, não havia voltado ao trabalho ainda. Então, não faço a mínima ideia do que houve. Acreditei no momento que era só porque já o havia lido. Acontece.

Aí, comecei no sábado, dia 11 ...


História com um enredo interessante. Uma mitologia diferente e exótica. Comecei o livro entusiasmada, mas depois de umas vinte, trinta páginas, pensei: "qual é o problema dessa criatura". Por criatura, quero que fique claro que me refiro a Kelsey. Sério, gente, não a entendo. Ela até que tem uns momentos bons, e quando começamos a conhecer um pouco o Ren e a aventura pela qual tem enfrentar, consegui ler com mais empolgação. Mas a Kelsey começa a ter uns momentos depressivos, para mim, sem motivo. Ser insegura é uma coisa, mas depois do que ela fez desde o início do livro, a atitude que ela toma em relação ao Ren é ridícula. Quem gosta da personagem ou torce pelo casal, sinto muito, mas acho que o Ren merece mesmo coisa melhor.


Essa semana acima relatada era sobre distopias, fantasias e ficção científica. 

A segunda semana, que acaba está acabando hoje, trata de thrillers, suspense e ou terror.
Estava empolgadíssima. Quando fiz a TBR era a minha semana mais aguardada. Mas aí, eu fiquei uns dias com a minha irmã e fui fazer um pouco de turismo, e, bem, já viu. Consegui até me recupera na quinta, mas...

O primeiro livro da segunda semana foi... 


Agatha Christie. MARAVILHOSA!!! Essa autora é um espetáculo. Quem nunca leu Agatha, por favor, leia. As histórias que ela cria, assim como seus personagens são intrigantes, chatos, suspeitos, tolos, espertos e completamente diferentes. Não há como adivinhar quem é o assassino. E nessa história, a tensão, o método como o crime foi cometido, e as reviravoltas são - AH! - impressionantes. Tem que ler para entender. Poirot como sempre me surpreende com sua perspicácia. Mesmo com papel e caneta do lado, anotando todas as possíveis pistas, não consegui acreditar no que li ao ser desvendado o mistério. Foi a mesma sensação que tive quando li "O Bicho da Seda", do Robert Galbraith. Pessoal, se vocês curtem romances policiais, NÃO PERCAM a oportunidade de ler os livros dessa autora.

O segundo livro foi...


Eu havia lido esse livro há muito tempo e não lembrava a história, só sabia que envolvia um psicanalista. Aí comecei a leitura e a memória me trouxe tudo de volta. Mas mesmo assim, me vi envolvida novamente na tensão dos assassinatos, das perseguições e das suspeitas do Dr. Stevens. Fiquei surpresa e animadíssima quando o terminei no mesmo dia, quinta, dia 16. Não que o livro seja grande, na verdade era fino e tem muitos diálogos. Porém, como fiquei empacada na leitura de O Hobbit, que era um livro que também já havia lido, pensei que havia recuperado meu ânimo. Afinal tinha agora três dias para ler o último livro da semana.

#SQN

Meu terceiro livro da semana é...



Sim, ainda é. Não o terminei ainda e já são 18h22 de domingo.Estou na página 232 e são 314 páginas no total. E eu estava empolgadíssima para ler esse livro. Não me entendam mal, não é que a história seja ruim. Ela NÃO é. Tem uma dinâmica boa, principalmente por conta da frequência passado-presente-futuro. É uma história intrigante, mas ao mesmo tempo, um pouco previsível. Algumas coisas em relação aos assassinatos de alguns personagens são confusas e impressionantes, mas ao mesmo tempo, você tem uma ideia de como as coisas ocorrem. Não sei explicar direito. Existem alguns pontos ainda nebulosos no livro, mas estou esperando que tenham maiores esclarecimentos sobre muitos fatos. 


Enfim, essa está sendo minha maratona. Vou tentar atualizá-los na próxima semana sobre as leituras, ou quem sabe, deixar para o final da maratona, aí fica uma postagem a cada duas semanas. 

Abraços, galera. Uma ótima leitura para vocês!



Comentários