Atualizações sobre a MLI - 2015, parte II.



Bom dia, caros leitores.

Quero começar este post deixando bem claro que eu me esforcei. Eu juro! Mas está sendo difícil. 

Gente, faltam 4 livros para terminar a maratona e eu ainda nem comecei o quarto. (Vou fazer isso assim que acabar aqui). Na semana passada, depois de ter terminado o Iluminadas na segunda-feira de tarde, eu me comprometi a começar Mansfield Park, da Jane Austen. Tudo indo muito bem, até que eu antipatizei com a protagonista do livro.


Eu fico me perguntando como - depois de Eleanor, Lizzy e Emma -, Jane Austen fez isso comigo. :0  Mas tudo bem. Eu me segurei e continuei lendo. (Vou contar mais sobre o livro na resenha que farei após a MLI).

Voltando...

Depois de terminar Mansfield - na quinta-feira! - eu me voltei para A Culpa é das Estrelas. O começo do livro é legal, me fez ter vontade de ler a história até o fim, principalmente pelo teor filosófico - algo cínico, algo epifânico - das conversas entre Hazel e Gus. 

Mas aí, eu parei nas 20 primeiras páginas e me peguei com vontade de jogar algum jogo no tablet. Candy Crush me tomou muitas horas. Fiquei indo e voltando nos níveis. Infelizmente, um vício terrível. Mas, quer saber? Eu me senti mais leve depois do jogo para terminar a leitura do livro. Minha cabeça parecia ter mais absorção para a leitura do que antes.

Fico pensando que o mais difícil de toda essa maratona e, na verdade, da minha própria TBR, é manter o ritmo entre os livros. São leituras diferentes, que proporcionam níveis diferentes de envolvimento com os personagens. E cumprir uma sequência meio que tira a alegria e a espontaneidade da própria leitura. 

Em vez de pegar um livro qualquer que te chamou a atenção na estante, você se limita a umas poucas escolhas. E com a variedade de gêneros literários a disposição, às vezes, pegar aquele romance, ou aquela ficção naquele momento não parece adequado. Sim, porque até para ler é preciso rolar um "clima" com os livros. 

Falo por experiência própria. Teve livros que antes eu tinha lido e odiado, mas agora eu amo. (Um exemplo: Vidas Secas, do Graciliano Ramos).

Mas bem, essa é a última semana e só faltam quatro livros - um deles com mais de 400 páginas!!! - mas tudo bem, eu vou conseguir. Vai dar certo. 

Na próxima semana, então, estarei começando a disponibilizar as resenhas aqui no blog. Quero, no mínimo, postar duas por semana, mas se eu me empolgar com a escrita, quem sabe?

E como estão as leituras de vocês? Maratona ou não? Comente abaixo. 

Adoraria ler sobre o que vocês tem a dizer.

Boa leitura!






Comentários