Saldo de 2015 e Meta de Leitura para 2016



Mais um ano terminando e este blog bem perto de completar um aninho de vida. Esse ano foi muito produtivo em leituras, apesar de ter me focado muito em leituras do gênero New Adult e Adult. Porém, com as maratonas de Inverno e a de Fim de Ano, consegui tomar um fôlego com outros gêneros literários, tais como os romances policiais e fantasias. 

Esse ano não fiz um diário de leitura, então infelizmente não tenho uma contagem de todos os livros lidos neste ano, algo que irá mudar em 2016. Para vocês que acompanharam o blog, é de conhecimento geral que deixei vocês, leitores, na mão no quesito resenhas. Muitos dos livros lidos em 2015 não foram resenhados, principalmente os das maratonas acima citadas. São aproximadamente 17 livros para resenha que eu devo a vocês. E fugindo das promessas vazias, o mês de janeiro será dedicado a colocar as resenhas em dia. 

Mas, e as leituras para o próximo mês e a meta de 2016? Quais são as expectativas de atuação do blog?

Meus caros, essa blogueira que vos fala precisa, necessita, tomar um posicionamento mais firme quanto a periodicidade deste blog. O sonho de começar a fazer vlogs e vídeos para o Youtube com leituras do canal ainda está longe, mas é necessária dedicação para postar com periodicidade aqui. Para conseguir isso, tenho para 2016 algumas mudanças a serem feitas no blog.

Todo mês teremos um "Lidos do Mês", com a lista das leituras feitas. O número de livros lidos não será, muito provavelmente, o de livros resenhados. Só irei me comprometer a resenhar os livros que realmente indico e aqueles que geraram alguma polêmica entre os leitores. Ademais, no "Lidos do Mês" vocês irão conferir o que achei das leituras no geral e quantas estrelas cada leitura ganhou no Skoob e no Goodreads. Essas postagens ocorrerão no último dia do mês ou no início do mês seguinte.

Em 2016 teremos também um projeto de leitura da série Harry Potter, de J. K. Rowling. Isso, meus leitores, se deve ao fato de que ainda não li os livros. SIM, é verdade. Não li Harry Potter. Assim como não li todos os livros das trilogias Divergente, Jogos Vorazes, Legend, entre outras. Então próximo ano, Harry Potter fará parte da minha meta de leitura. O objetivo é ler um livro da série por mês, seguido do filme correspondente que irei assistir em seguida. O projeto começa em fevereiro e terminará em agosto. As resenhas serão postadas em separado das postagens do "Lidos do Mês".
Vi que alguns booktubers pretendem fazer releituras da série, já que no final do próximo ano teremos "Animais Fantásticos e Onde Habitam" estreando no cinema. Estou ansiosa para começar o projeto e depois assistir a esse filme. 




Como vocês perceberam esse ano, além de ter resenhas em falta, eu quase que findo o ano sem ler todos os livros que me desafiei a ler. Fiz uma loucura esse ano. Preparei duas listas de metas de leitura: uma no Skoob e outro neste blog e olhem o que me aconteceu. Quando chegou outubro fui fazer uma revisão e percebi que faltavam 17 livros para serem lidos. 17 LIVROS. E pra piorar a situação só poderia começar as leituras depois do dia 15 de novembro. 
Organizando uma maratona de fim de ano, dividi os livros por semanas e até que o resultado não foi ruim: dos 17 livros, só houve um abandono e três leituras ficaram para o próximo ano. Logo 13 livros foram lidos. 

E pra quem está se perguntando qual livro eu abandonei, foi "After", da Anna Todd. Desisti da leitura antes de chegar à página 100. Desculpem-me quem gosta do livro e da série, mas os personagens já me irritaram no início. Não consegui entender o comportamento do casal principal, principalmente da mocinha, que achei muito chata e sem personalidade. Não vou ficar me obrigando a ler um livro que de cara não me encanta, ou no qual os personagens não prendem minha atenção. De certo modo, não havia nada de surpreendente ou novo na história, e parecendo o mesmo esquema de outras tantas histórias, essa não me cativou. Então, vou avisando logo leitores: respeito a opinião de vocês e de quem gosta da série, mas não me peçam para dar uma segunda chance a ela, porque não vai ocorrer. Agora, quem estiver lendo esse post e ainda não tiver lido o livro, por favor, não se baseiem apenas na minha opinião para não pegá-lo para ler. A leitura é algo muito pessoal e vai para além do gosto de cada pessoa. A leitura mexe com os sentimentos de cada um. Então leia o livro. Deixe que ele provoque você. Ele não funcionou para mim, mas pode funcionar para você, ok?

E indo agora para as metas de leitura para 2016, resolvi colocar poucos livros. São 7 apenas, e aqui não estou contabilizando o "Projeto Lendo Harry Potter", mas se vocês contarem vão ser 14 livros.
Essa meta vai ser a mesma do Skoob, para não termos surpresinhas no próximo ano.

A maioria dos livros foram indicações de booktubers que acompanhei ao longo desse ano e os quais despertaram minha curiosidade. Alguns são lançamentos de 2015, então vocês já devem ter ouvido falar muito deles.
Vale lembrar que os livros não estão pela ordem de leitura.

Da autora Jennifer Brown tenho,



















O primeiro livro vai tratar sobre bullying e o segundo sobre relacionamento abusivo. A Pâm Gonçalves fez um vídeo muito legal sobre eles, que você pode conferir clicando aqui.

Tenho da Emily St. John Mandel,



Uma distopia lançada pela Intrínseca e que vai se passar no nosso planeta onde a maioria da população morreu por uma doença desconhecida. A narrativa parece intercalar passado e presente e tem mais de um narrador-personagem.

Um livro que se passa na Segunda Guerra Mundial, tenho, de Anthony Doerr,



Um livro muito elogiado lá fora e que chegou esse ano ao Brasil aumentando minhas expectativas.


E agora, os últimos três livros são uma volta aos clássicos.

Tenho do brasileiro João Guimarães Rosa,


de George Orwell,




e de Charlote Brontë,


Todos livros consagrados e que precisam ser lidos, então, aqui vou eu.


O ano de 2016 promete, com muitos lançamentos literários sendo aguardados e projetos de leituras, além de filmes e séries que vão se iniciar ou dar sequência.

Espero que o ano de vocês seja tão produtivo quanto espero que o meu seja.

Deixem nos comentários suas propostas de leituras para 2016.

Feliz Ano Novo e Boa Leitura!!!



Comentários