Resenha: Alice No País das Maravilhas


Olá leitores.

Quem nunca ouviu falar de Alice no país das maravilhas, não é? Considerado um clássico da literatura infantil, essa obra estava na minha lista de leitura há muito tempo.

Mas nem sempre a espera torna algo prazeroso e essa obra foi uma grande decepção. Alice é confuso e irritante. Não fiquei cativada por nenhum personagem e sinto que a obra perde em muito para os filmes e o desenho.



Uma breve sinopse:

Alice é uma criança que está num parque com sua irmã mais velha e está entediada. Ela acaba vendo um coelho com um relógio e o segue. Ao fazer isso, acaba caindo numa toca sem fim e vai parar num mundo mágico, com seres estranhos, animais falantes e de comportamento aloucado.
Passeando por esse lugar ela encontrará uma rainha obcecada por cabeças cortadas, líquidos que fazem crescer e diminuir num piscar de olhos e uma farta mesa de chá com comensais curiosos. E não podemos esquecer a pimenta.

Alice nunca foi minha animação favorita, mas gostava de assistir. Os filmes foram divertidos de ver e gosto da interpretação dos atores e todo o mundo criado. Mas o mundo mostrado no livro não incitou minha imaginação e não me fez querer conhecê-lo. Aliás, mal se tem tempo para conhecer os personagens, suas histórias e suas características.



A única cena que pude conseguir visualizar bem foi a do encontro da personagem principal com o Chapeleiro Maluco e a Lebre de Março. O resto é tudo tão sem sentido que me irritou.

Entendo que o mundo para onde Alice vai é ilógico, com animais falantes, pessoas se comportando como malucas e tudo mais. Porém, a escrita do autor não cativa o leitor, e torna toda essa confusão pior.

Se esse era o objetivo do autor, parabéns. Ele conseguiu atingir isso.


Mas para mim, em nada favoreceu a história essa escrita. Achei todos os personagens irritantes e sem graça. A Alice é uma criança chata, não gostei nem um pouco dela.

Não é um livro que eu leria para meus filhos. Posso não ter entendido a obra ou a mensagem dela, mas Alice No País das Maravilhas é um livro que não lerei novamente e nem recomendo. Para os fãs de Carroll, sinto muito, mas simplesmente esse livro não foi para mim, e não creio que tenha sido uma questão de momento.

E vocês, já leram a obra? Gostaram? Comentem.

Boas leituras!


Comentários