Resenha: Matéria Escura - Blake Crouch



Olá leitores!

Dizer fiquei desorientada com essa história é pouco. Teve crise de ansiedade, pulos, momentos de choque e “what?”.
Mas isso é que bom nas histórias. Você se envolver a tal ponto de discutir com o livro.

Vamos a um breve resumo.

Jason Dessen é um professor universitário, que anos atrás desistiu de um futuro promissor no ramo da ciência para se dedicar a família. E mesmo com uns momentos de nostalgia, ele se vê como um homem feliz e realizado com a família. No entanto, numa noite aparentemente normal, ele se vê sequestrado por um desconhecido e levado loucamente para uma outra realidade onde ele está só, sem mulher e filho, e desesperado para saber onde estão e se ele enlouqueceu ou não.

Simples, não? 



Esta é uma ficção científica cativante. E enlouquecedora.

Vamos organizar em tópicos importantes.

·        Jason é o principal narrador da história, mas temos momentos que são narrados por sua esposa Daniela.
·        Eles tem um filho chamado Charlie. Na época em que Daniela engravidou, ela era uma artista plástica em ascensão e Jason um cientista perto de fazer uma grande descoberta, mas abandonaram suas carreiras para se dedicarem a cuidar do filho.
·        Ao ser sequestrado, Jason vai parar numa realidade alternativa a que vive, onde não se casou com Daniela e Charlie não existe.

A partir daí, o Jason vai fazer de tudo para voltar para a mulher e o filho. Mas todas as ações dele terão consequências, algumas bem desagradáveis.
Vamos descobrindo junto com o personagem como ele chegou nessa nova realidade, quem o sequestrou e como essa situação se tornou possível.

Neste livro temos suspense, tensão, mortes, muito amor e um retrato angustiante das consequências de nossas escolhas sobre a nossa vida e a de outras pessoas.
Vemos também facetas bem desagradáveis do ser humano, como quando ele está desesperado. É bem crua a forma como o autor apresenta o ser humano nesse livro.

Pontos negativos:

·  Incomodou-me a forma como o personagem do Charlie apresenta pouca importância na história, ao contrário de Daniela, que parece ser a pessoa mais importante da história na perspectiva do personagem principal. Tem amor nessa história? Tem. Mas eu achei meio chato ser só o amor pela mulher o mais destacado.
·        Gostaria que soubéssemos o que se passou com a Amanda. E saber mais sobre ela. Foi meio de cabeça que ela se jogou no meio da confusão e fiquei com a impressão de que ela tinha muita coisa para contar. Poderia ter um spin-off ou conto só sobre ela.
·        Que final foi aquele. Quando terminei fiquei



Pensei comigo que estava faltando páginas. Entendi o objetivo do autor, mas eu precisava que tivesse um final mais claro.

No mais, gostei da obra e recomendo. Você se conecta a tudo que ocorre com os personagens. A ação é na medida certa e quando você pensa que já viu de tudo, o autor vem e te joga uma bomba e você fica: COMO VÃO RESOLVER ISSO?



Super recomendo.


Boas leituras!

Comentários