Olá, leitores.
Ontem terminei um livro divertidíssimo sobre o sobrenatural, com direito a lobisomens, vampiros e necromantes.
A obra é Sangue Mágico, do casal Ilona Andrews (sim, é um casal que escreve) que vai acompanhar as aventuras da mercenária Kate Daniels.
Este livro é o primeiro da série que leva o nome da personagem. O cenário da história é uma Atlanta devastada pelas oscilações de energia mágica, onde as pessoas tiveram que se adaptar aos seres sobrenaturais que ganharam força nesse novo mundo.
Podemos dizer que este é um livro pós-apocalíptico. É um ambiente completamente diferente. Existem picos de energia, onde a magia é mais forte ou densa, propiciando uma série de atividades mágicas. A magia interfere até na matéria (estrutura física). Isso é deixado bem claro quando somos apresentados a Atlanta. Não fica especificado o ano em que se passa a história (não recordo), mas todos os arranha-céus desabaram. Os carros, telefones e demais aparelhos reagem aos fluxos de magia.
A estrutura social também foi modificada. Temos vampiros e lobisomens sanguinários - que não estão sob controle de nenhum órgão ou comunidade; temos os metamorfos mais 'civilizados' - que estão sob o controle do Senhor das Feras; temos os vampiros que são controlados mentalmente pelos necromantes da Nação (grupo bastante poderoso e influente); além de inúmeras criaturas mágicas que surgem e atacam os seres humanos.
Para controlar essa gama de indivíduos, os governos criaram grupos de controle. Três deles atuam de maneira mais efetiva, principalmente investigando crimes envolvendo os seres sobrenaturais.
Nesse mundo, Kate Daniels trabalha como mercenária. Caçando, procurando ou protegendo seres sobrenaturais. Vivendo o mais fora do radar dos poderosos, a fim de assegurar sua sobrevivência, ela é uma personagem maravilhosa.
Impaciente, habilidosa, perigosa e rude, Kate é uma mulher forte, que não se abala facilmente. Mesmo quando fica evidente um possível relacionamento amoroso, a personagem não muda seu jeito de ser, nem fica mais dócil. Vale ressaltar que o provável interesse amoroso de Kate é alguém extremamente perigoso e poderoso, de temperamento tão ruim quanto o dela, o que rende boas discussões.
A história, no entanto, foca na investigação de Kate sobre o homicídio de seu guardião. Um homem com forte magia e status, encontrado despedaço por uma criatura desconhecida.
Acompanhar cada passo dessa investigação e conhecer Kate foi maravilhoso. Diverti-me muito e fiquei ansiando pelos próximos livros da série. É muito diferente de muitos livros de seres sobrenaturais que já havia lido.
É um livro com muitas cenas fortes de mortes - bem descritivas. Nada nele é amaciado. O que me deixou mais feliz foi que ninguém esnobava a personagem ou a considerou incapaz pelo fato de ser mulher. Não recordo isso em nenhum momento.
Os personagens secundários também são interessantes e dá vontade de conhecê-los mais, como os metamorfos Derek e Mahon, assim como a Anna, o Nick e o Ted.
Para quem gosta de fantasia, com muita investigação e uma personagem feminina forte, super-recomendo Sangue Mágico. O livro já foi publicado no Brasil pela "Saída de Emergência".
Aproveitem o clima do mês do horror para curtir a obra de Ilona Andrews.
Boas leituras.
Comentários
Postar um comentário