Resenha Dupla: O Presente Inesperado & Uma Chance Para O Amor - Tessa Dare


Olá, leitores.

Hoje trago a resenha de duas novelas da série Spindle Cove, da Tessa Dare.

As duas se passar próximas a pitoresca vila à beira-mar, que se tornou um reconhecido refúgio para as moças socialmente consideradas inadequadas, problemáticas, ou antissociais.

A novela O Presente Inesperado se passa após o primeiro livro da série, e a novela Uma Chance para o Amor, se passa após o quarto volume.


No primeiro livro, acompanhamos o baile que Susanna, a mocinha do primeiro livro da série, está dando em sua casa, após a milícia de Spindle Cove ter sido oficialmente organizada, e também para comemorar o natal. Nessa festa está a jovem Violet Whitebottom, um moça tímida, que possui uma grande facilidade para aprender línguas.

Enquanto todas as moças estão animadas, Violet tenta não pensar no evento que aconteceu há um ano, o qual nomeou de a grande decepção. Sua atenção, no entanto, é desviada quando, no meio da festa, acontece algo completamente surpreendente. Um homem alto, machucado, cambaleia para dentro da festa, assustando a todos, e vai cair aos pés de Violet. O estranho também não fala inglês, e cabe a jovem descobrir quem ele é e o que faz na comunidade.


Em Uma Chance para o Amor, a escritora Elinora Browning está se dirigindo, no meio de uma forte tempestade para a vila de Spindle Cove, a fim de dar uma palestra sobre empoderamento feminino. Ela ficou famosa há alguns anos por ter escrito um manifesto sobre o que os homens perdem por não olhar para além das aparências femininas. 

Inspirada por uma desilusão amorosa, a agora independente Elinora, está mais do que feliz em ajudar as jovens damas a darem mais valor a si mesmas. Tudo o que ela não precisa é se ver frente a frente com sua grande desilusão - ainda mais bonito e intenso do que ela recordava - e que eles tivessem que ficar presos juntos durante a tempestade.

Essas duas histórias foram muito divertidas de se ler. Após terminar a leitura, minha opinião era favoritar a primeira história. Porém, a medida que eu pensava sobre cada uma delas, mais eu via os dois livros sob a mesma opinião: são fofos, apesar de terem alguns problemas. Tem momentos picantes; momentos engraçados; reflexões sobre erros do passado; mocinhos determinados a pedir perdão; e protagonistas nada convencionais e muito eloquentes.

Violet e Elinora tem em comum, além do nascimento nobre, o amor impossível por um cavalheiro rico, meio libertino, muito inteligente, que mora na casa ao lado e é muito intenso para o jovem coração delas. Elas acabam desiludidas quanto ao impossível relacionamento e buscam descobrir mais sobre si mesmas e o que desejam para si.

Já seus pares (Christian e George) são homens fortes, mas inseguros (ao meu ver), que fizeram escolhas importantes para o futuro, escolhas que os mantiveram muito tempo longe do país. Christian já nutria certa afeição por Violet, mas no que vi, George não parecia tão ciente do amor que Elinora nutria por ele, até que ela fez o manifesto. 

Os dois homens, no entanto, tomam ações bem arriscadas para se reaproximarem dessas mulheres. E isso tornou minha opinião sobre os dois mais favorável. O que ajudou e muito para eu gostar dos romances é que, mesmo apaixonadas, Violet e Elinora não se deixam iludir pelos homens. Elas querem mais de uma relação do que a sociedade da época impunha à elas, e queriam que seus companheiros aceitassem a independência que elas adquiriram com suas experiências de vida.

Gostei bastante das histórias. A escrita da Tessa Dare é muito envolvente e os personagens nos cativam. Leituras muito fluidas. Dá para ler os dois em um dia.

Recomendo!

Boas leituras.


Comentários