Resenha Dupla: Um, Dois e Já (Inés Bortagaray) e Bonsai (Alejandro Zambra)


Olá, leitores.

Vamos conhecer algumas obras de escritores de língua espanhola já publicados no Brasil?

Alejandro Zambra e Inés Bortagaray são escritores que conheci este ano. Os dois tem uma linguagem e estilo de escrita bem acessível e envolvente que faz você querer continuar lendo durante muito tempo.


Alejandro é chileno e Inés é uruguaia. A obra dos dois possui algumas similaridades: são novelas curtas; tratam de relacionamentos; são bem fluidas e tranquilas de ler.


Diferenças: enquanto Bonsai trata do fim de um relacionamento, Um, dois e já fala sobre infância e viagens de família; enquanto o primeiro nos dá uma sensação de separação e perda, no segundo temos esperança, companheirismo e amor; num temos adultos falando sobre a vida e o sexo, no outro temos uma pré-adolescente refletindo, falando sem filtros sobre si e suas lembranças.

Dos dois, o que mais me tocou foi o da Inés. Um, dois e já tem algumas expressões familiares, que remetem a infância, assim como uma escrita vibrante e 'aparentemente' alinear, com muitos pensamentos soltos, expostos da forma como uma criança muda rapidamente de assunto, mas escrito de uma maneira que fascina e encanta. O fato de acontecer durante uma viagem de carro, torna tudo mais interessante.


Em Bonsai, a forma como o autor nos apresenta os personagens, fazendo-nos sentir que eles podem ser qualquer um, que até mesmo você pode nomeá-los, é instigante. São confrontos adultos e sem ilusões. Com sarcasmo e sentimentalismo, sobre visão de futuro e a dura realidade da vida. Tudo isso misturado com amor aos livros, problemas com drogas, sexo e família. Ele é um pouco mais pesado reflexivamente que o livro da Inés.

Gostei da maneira como os autores encerram suas histórias. Há uma sensação de continuidade. A vida não para. Mas não é algo que necessite uma continuação. São livros únicos que cabem em si mesmos. Que dão sua mensagem e estão satisfeitos com a forma como se concluem.

Para mim, que estou me esforçando para ler mais obras de outras nacionalidades e conhecer mais sobre as pessoas de outros países através da escrita de cada lugar, foi empolgante conhecer mais da literatura latino-americana.

Espero conhecer e ler mais livros assim. Alguma dica?

Recomendo. Boas leituras.


Comentários