Resenha: Golem e o Gênio, de Helene Wecker


Olá, leitores.

Passei essas últimas semanas meio afastada do blog, mas hoje trago a resenha de um livro maravilhoso que li recentemente.


Golem e o Gênio vai contar a história de Chava e Ahmad, respectivamente a golem e o gênio (ou djinn) que tem seus destinos cruzados em plena Nova Iorque no final do século XIX. Mas antes vamos explicar o que exatamente são um golem e um gênio.

A Chava tem a aparência bem mais humana e feminina.

Golem é um ser feito de barro através de magia, que possui a força de 10 homens fortes e é dedicado ao extremo ao seu mestre ou criador. Chava foi criada por um mago sinistro na Polônia para um negociante que queria uma esposa. Esse negociante estava de viagem para a América e resolve levar uma mulher obediente consigo. Daí surgiu Chava. Porém ela não é uma golem comum. Seu mestre pediu ao mago alguém dotado de inteligência, curiosidade, gentileza e obediência.


Já um djinn é um ser de fogo que habita os desertos. Dotados de poderes mágicos, são grandes ourives e artífices de metais e pedras preciosas, menos do ferro, do qual se esquivam a todo custo. Eles também tem pavor a água, que é algo fatal para eles. Ahmad foi aprisionado há muitos anos dentro de uma jarra, e acaba sendo liberto da jarra em plena Nova Iorque, na oficina de um funileiro. Porém, ele está preso na forma humana por um bracelete de ferro.

Chava e Ahmad são levados a esse mundo novo em ebulição, completamente despreparados para o convívio com os seres humanos e suas complicadas relações sociais (cheios de regras e infelicidade) e suas emoções tão contraditórias quanto intrigantes.


A golem acaba sozinha na cidade, já que o seu mestre morre durante a viagem de navio. Sozinha e com poucas horas de vida, ela acaba sendo ajudada por um antigo rabino que identifica sua condição e, ao invés de destruí-la, acaba resolvendo protegê-la e orientá-la nesse mundo.

Já o djinn está revoltado com sua prisão em corpo humano. Contando com o apoio de seu libertador, ele vai conseguir uma profissão e se movimentar pela cidade, tentando descobrir como fugir disso tudo e voltar para casa. Ahman possui um corpo humano muito atraente e tão forte quanto o da golem. Seu espírito interior preso na casca humana, faz com o djinn não consiga ficar parado. Ele acaba conhecendo todos os caminhos de Manhattan. E durante essas caminhadas ele acaba conhecendo Chava.

É um encontro importante para os dois. Chava acaba de perder seu mentor, e se sente ainda mais perdida. Ela conseguiu alguma independência, mas sua natureza golem necessita de um mestre. Ela consegue sentir os desejos de todas as pessoas, o que é muito difícil de resistir. Tomada por dúvidas, ele vê em Ahmad alguém com quem pode ser ela mesma. Falar sobre quem é, sua natureza e força. E para Ahmad é mesma coisa. Ele se sente fascinado por essa criatura de barro, tão diferente de tudo o que ele já viu e, ao mesmo tempo, tão parecida com ele na situação em que vive.

Uma amizade surge entre os dois, enquanto eles fazem longas caminhadas noturnas. Eles vão descobrindo mais sobre eles mesmos e sobre a natureza humana, enquanto imitam esses seres para viverem sem serem descobertos.

Porém, muitos problemas surgem no meio do caminho, não só individualmente, mas para a dupla. Algo do passado dos dois se choca com a realidade deles, podendo destruir tudo o que alcançaram ao longo do caminho. Algo sombrio e perigoso. Acompanhar essa perseguição aos dois me deixou de cabelo em pé. 

Posso garantir que essa foi uma das melhores fantasias que já li na vida. É tocante, apaixonante, com personagens únicos e maravilhosos. Além de acompanhar a vida desses dois personagens, existe uma outra história sendo contada no livro. Uma história que vai se misturando com a realidade da golem e do gênio no século XIX. Duas histórias que se tornam uma única no final. As últimas 200 páginas do livro são ELETRIZANTES.


Porém, o final do livro em si não me satisfez completamente. Algo para mim não ficou muito certo. No entanto, eu dei 5 estrelas para a obra, porque, francamente, só essa pequena coisinha não poderia estragar tudo de bom que foi passar por essa leitura. Logo nas primeiras páginas eu fiquei pensando porque não havia lido logo esse livro - este era um dos maiores encalhados da minha estante. Eu me sinto muito feliz agora, não só de ter concluído uma pendência, mas de ter livro essa história.


Eu super recomendo a vocês Golem e o Gênio. É um livro fantástico que todo amante de fantasia, ou de uma história bem contada, original e instigante, deveria ler.

Boas leituras.

Comentários