Olá, leitores.
Só tenho a dizer que estou muito feliz de ter lido essa ficção científica.
Comecei o livro achando que teriam momentos meio de terror, já que muitas críticas disseram que o livro tratava de um dos mais terríveis e mortais organismos aliens da literatura.
E gente, é mesmo. Mas o livro trata disso de uma forma muito científica. Temos realmente uma investigação acontecendo. O enfoque do livro na ciência em si é algo que, para mim, foi muito inovador em relação às outras ficções científicas que já havia lido.
Segue-se uma sinopse bem tranquila.
Um dos satélites de testes do governo dos EUA na órbita da terra acaba de cair no meio de uma área desértica do país, e ao enviarem um grupo para coletar o material, é descoberto que alguma coisa veio junto com o satélite e dizimou a população de uma pequena cidade nos arredores dos destroços. No entanto, duas pessoas sobreviveram: um idoso doente e um bebê de poucos meses. Um grupo de cientistas é acionado para investigar o caso e ajudar o governo a descobrir e conter o que matou essas pessoas, antes que o organismo se espalhe. Fechados em um laboratório subterrâneo para investigar, os quatro cientistas terão que lidar com algo completamente novo e muito assustador.
Esse livro é muito bom. Os personagens são muito interessantes. A forma como cada um deles entrou para o grupo, suas especialidades, as próprias pesquisas e posicionamentos políticos, suas linhas de pensamento, tudo é muito envolvente.
A história mantém um ritmo que vai prendendo a atenção do leitor. Vamos descobrindo cada nuance das mortes e do que é esse organismo ao mesmo tempo que os cientistas. Mesmo com muitos termos científicos, referências de pesquisas, tudo proporciona uma ótima imersão na história e no drama que se desenrola. O foco é a pesquisa, as descobertas e como isso afeta o ser humano.
Será que estamos preparados para lidar com o extraterrestre? Mesmo com todas as nossas tecnologias, estaremos realmente preparados? Essa questão é levantada no livro, e mesmo tendo sido escrito em 1969, a história tem uma forma de se manter muito atual.
Principais coisas que gostei:
- Escrita fluida;
- O leitor não é tratado como burro - mesmo com todas as explicações científicas, você entende a necessidade delas;
- A edição que adquiri para o kindle é da Aleph e está maravilhosa com pouquíssimos erros e os que existem, facilmente se perdem na leitura;
- Personagens reais com preocupações reais;
- Um organismo extraterrestre que não é um monstro, mas algo mais sorrateiro e perigoso.
Coisas que não gostei:
O livro termina deixando algumas repercussões em aberto. Aparentemente tem continuação, mas não vi nada em português sobre isso.
E foi isso, pessoal. Recomendo muito a leitura desse clássico da ficção científica. Pra quem gosta do gênero, vai ser um prato cheio.
Boas leituras para todos nós!
Comentários
Postar um comentário