Não há nada tão inspirador e ao mesmo tempo tão frustrante quanto metas literárias. Ao mesmo tempo em que quase se torna um ritual amplamente utilizado pelos leitores, o simples ato de definir uma TBR anual pode gerar mais do que uma ressaca literária, pode ser um verdadeiro empecilho no desempenho de um leitor.
Isso, porém, não impede o leitor - essa estranha criatura - de insistir nas metas e desafios e descobrir se dessa vez ele está preparado para a tarefa, o que com certeza se tornará um avanço na sua trajetória.
Algumas pessoas não tem problemas com metas e cumpri-las é algo já característico de sua experiência literária. Para outros é uma dificuldade. Eu estou nesse meio termo, conforme descobri ano passado. O problema nunca foi realmente montar uma lista, mas os livros que nela eu colocava. Quando resolvi fazer o desafio 30 antes dos 30, eu meio que imagina o flop. E por todo o tempo em que demorei para começar as leituras, isso já era quase certo.
Agora, quase 8 meses depois de lançado o desafio e com mais da metade da TBR concluída, me sinto feliz por ter identificado o problema. E se consegui estabelecer e cumprir metade de uma meta pretensiosa de 30 livros para ler em 10 meses, porque não seria possível ler 10 livros em 12 meses?!
Isso mesmo. Não farei nenhuma TBR de 12 livros, pois existem alguns projetos pessoais em andamento que podem interferir nas minhas leituras desse ano. Mas esses 10 livros que vou apresentar a vocês despertaram muito o meu interesse e eu espero iniciar essas leituras o mais breve possível.
Entre esses livros existem alguns calhamaços. Na verdade, metade deles são obras acima das 500 páginas. Dois deles com mais de 1000. As obras escolhidas foram adquiridas ano passado, menos um deles que comprei em 2018 e, portanto, um encalhado na estante. São 5 edições físicas e 5 e-books. Vamos a eles.
Filme Noturno e Todos Envolvidos já estiveram na minha wishlist de leitura no passado (o primeiro em julho de 2015 e o segundo em março de 2016). Drácula foi um presente de aniversário e depois de olhar muito superficialmente a edição que ganhei, minha intenção de ler essa história ganhou um novo vigor. Já as demais leituras foram adquiridas não só por curiosidade e interesse de leitura, mas porque ano passado tivemos várias promoções de livros e consegui adquiri-los.
Tenho um especial interesse em Nocturna e A Cidade de Bronze, por trazerem uma nova mitologia para a fantasia abordando culturas diferentes. O Rei Demônio, que tem como maior divulgador no Brasil o booktuber Victor Almeida do canal Geak Freak, foi uma indicação da qual espero gostar bastante. Já A Dança da Morte do Stephen King vai ser minha próxima empreitada na escrita do autor, do qual já li Joyland. O livro virou série de TV pela Starzplay e pretendo assistir a mesma assim que concluir a obra.
Já Os Pilares da Terra, Um Estranho Sonhador e O Aprendiz de Assassino foram leituras que despertaram minha curiosidade pela resenhas positivas e elogios às mesma. Um pela propriedade em ambientar historicamente sua obra; outra por trazer um universo intrigante e único para sua história; e outra por trabalhar tão bem a construção de seus personagens.
Espero poder trazer para vocês tudo de bom que encontrei nesses livros e celebrar a conquista dessa meta ao final do ano (ou quem sabe antes).
Boas leituras.
Comentários
Postar um comentário