Resenha: A Troca, Beth O'Leary



Olá, leitor.

Hoje vou falar sobre um livro muito fofo e divertido sobre se reencontrar e recomeçar. Esse é o segundo livro da autora inglesa Beth O'Leary e já adianto que quero ler tudo o que essa mulher escreve.

Nessa história, diferente de seu primeiro livro, Teto Para Dois, a autora não se foca no romance, mas no luto, no quanto isso afeta a família, e como precisamos aprender a viver sem alguém que amamos e com quem contávamos.

Mas, Nat, você disse que esse é um livro "fofo e divertido". E é realmente. A autora vai trabalhar tudo isso de forma incrível e sensível, ao mesmo tempo em que os personagens descobrem que ainda estão vivos e precisam viver, não só sobreviver. E a diversão faz parte disso.

Na história acompanhamos vó e neta que, ambas lidando com o luto e com outros problemas pessoais, veem numa troca de lugar uma forma de dar um respiro nos problemas. As duas Eileen - vó e neta tem o mesmo nome - trocam de casas, de rotina e de amigos. Enquanto vão se entrosando com essa nova realidade, elas vão aprendendo a se tornarem sua melhor versão. Vão fazer descobertas maravilhosas e tristes sobre a vida que levavam. Vão também se apaixonar, descobrir a importância da amizade e de cuidar das pessoas que amamos, mesmo que elas não queiram isso.

A Eileen avó é, de longe, minha personagem favorita. Aos 79 anos, abandonada pelo agora ex-marido, ela, com a ajuda dos amigos da neta, vai para Londres em busca de um parceiro. Essa mulher é um exemplo e uma força da natureza. Além de cuidar de si, ela vai mudar a vida das pessoas ao seu redor e fazer muita coisa boa para aproximar as pessoas que são tão solitárias numa cidade tão grande.

Já Eileen neta, também conhecida com Leena, vai tentar se recuperar de um esgotamento, em decorrência de não enfrentar o luto pela morte da irmã. Tendo ainda que lidar com a mãe, com a qual está magoada, ela vai ter que manter a rotina da avó, que se envolvia na vida de todas as pessoas da cidadezinha onde mora. E conviver com os amigos da avó, vai fazer ela ter uma nova perspectiva sobre sua própria vida e escolhas. 

Esse é um livro tão gostoso, escrito de forma tão fluida e envolvente, que você não consegue largar a história e quando se dá conta, já acabou. Além das duas protagonistas, os personagens secundários, principalmente os idosos, são maravilhosos. E ver a vida solitária e relegada ao esquecimento que alguns levam é de cortar o coração. 

A amizade que liga todos esses personagens, cheios de temperamento, opinião, é muitas vezes hilária e emocionante. "Amigos são ouro e devem ser cultivados com carinho" é, ao meu ver, a principal mensagem da autora com a trama.

Para quem já leu Teto para Dois, não vai se decepcionar com esse livro.

Boas leituras!


Comentários