Resenha: Mistborn - O Império Final, de Brandon Sanderson


 Olá, leitores.

Mais um domingo chegando ao fim e trago para vocês a resenha de um livro que conquistou meu coração - e o amassou bem pequenininho também.



Nesse livro, que é o primeiro de uma série dividida em duas trilogias (primeira e segunda eras), acompanhamos a luta de Kelsier e seus amigos para derrotar o Senhor Soberano e destruir o Império Final (daí o título do livro).

  • Algumas considerações importantes.

1ª - Aqui nós somos apresentados a um mundo que passou por uma grande mudança há mil anos, quando o Herói das Eras (um homem destinado a salvar o mundo) destruiu o mal que existia nas profundezas, e se tornou o Senhor Soberano. Ele acabou virando um implacável tirano, que escraviza vários povos sob o domínio do Império Final. 

2ª - O Império Final é assim denominado porque seu Líder também é um ser imortal, considerado deus pela religião do império e que usa de seu enorme poder para manter os povos destituídos de sua esperança, força de vontade e fé.

3ª - No entanto, a cada século, grupos de pessoas resolvem se revoltar, sendo, porém, sempre derrotados. Cansado disso, o grupo de Kelsier vai se propor a fazer algo que nenhum grupo ou rebelião anterior já se propôs a fazer: matar o Senhor Soberano e destruir o império.

4ª - Existem, no império, pessoas com capacidades especiais que dominam a Alomancia. Esta é a capacidade de usar metais para diversas atividades. Vamos conhecer algumas delas.

Cada um dos 8 metais abaixo (considerados os metais básicos) proporciona um poder ao indivíduo que o "queima".

Ferro - puxa metais.
Aço - empurra metais.
Estanho - amplia os sentidos.
Peltre - amplia as habilidades físicas.
Zinco - abranda as emoções.
Latão - tumultua as emoções.
Cobre - esconde a alomancia.
Bronze - revela a alomancia.

Existem os brumosos, capazes de controlar apenas um metal específico. E existem os nascidos das brumas, que podem controlar todos os oito metais.

5ª - Porque brumosos ou nascidos das brumas? As brumas foram algo que só passou a existir após a ascensão do Senhor Soberano. Elas dominam as noites e são consideradas muito perigosas pelos skaas. Assim como as brumas, os homens e mulheres portadores da capacidade de usar a Alomancia passaram a existir com o Senhor Soberano. Como esses indivíduos não temem as brumas e usufruem delas para suas práticas, foram assim denominados. 

6ª - Os skaas não podem ser brumosos ou nascidos das brumas, por conta da hereditariedade dessa capacidade. Somente entre nobres esse poder surge, a menos que estes nobres tenham filhos bastardos com mulheres skaas. Por conta disso, no Império Final, as mulheres skaas que são obrigadas a dormirem com nobres, devem ser executadas por estes antes que tenham a possibilidade de engravidar. Isso, porém, nem sempre acontece.

7ª - E é assim que Kelsier e Vin, e alguns membros da gangue de ladrões de Kelsier tem poderes alomânticos. Filhos bastardos da aristocracia do império, eles vão usar as suas capacidades extraordinárias para libertar o povo do domínio cruel do Senhor Soberano.

8ª - Kelsier e Vin são os únicos do grupo, e aparentemente de todo o império, que são nascidos das brumas sendo bastados. A maioria dos bastardos que tem poderes são apenas brumosos.

  • Impressões sobre o livro.

Eu me apaixonei pelo mundo criado pelo Brandon Sanderson nessa história, assim como sou apaixonada por Elantris. Saber que os dois fazem parte de um mesmo universo só torna tudo mais especial.

Os personagens desse livro são muito reais. Eles tem medos, anseios, desconfianças, traumas, alegrias, amizades e podem reagir como nós faríamos. Mesmo dentro deste universo fantástico, com pessoas extremamente habilidosas, nós, leitores, conseguimos sentir empatia pela vida e pelos dilemas que os personagens tem durante a trama.

Eu gostei de todos os personagens, até do vilão. O único que, para mim, deixou a desejar, foi o Elend, e foi justo nos seus momentos de narração. Os outros são muito mais complexos e surpreendentes.

Na história acompanhamos também uma outra história. Toda abertura de capítulo nos traz uma chamada que vai falar sobre o mundo antes do surgimento do império, pela visão do próprio herói das eras. Um diário de suas esperanças e medos diante da tarefa de derrotar o mal das profundezas.

Preste atenção nessa passagens, elas são muito importantes para todo o desenrolar dos últimos acontecimentos do livro.

A história também tem muitos momentos de tensão. Não fica tudo só no final do livro. Aliás, temos muitas reviravoltas ao longo da história. Problemas inesperados, viradas de mesas incríveis e mortes chocantes. Assim como o uso dos metais, que vamos aprendendo ao longo da história, tudo tem uma ação e reação e acompanhar isso só torna o enredo mais envolvente e surpreendente.



Ao sermos jogados no mundo do Império Final, vamos aprender sobre a economia, a política, a religião e sobre a alomancia junto com a personagem Vin. Uma skaa de dezesseis anos, vítima de vários abusos físicos e psicológicos, ela é "adotada" pela gangue de Kelsier e vai aprender a usar todas as suas habilidades para algo mais do que a própria sobrevivência. Vin é uma protagonista incrível, cheia de sombras, que sempre se surpreende e desconfia da amizade e camaradagem do grupo de ladrões do qual agora faz parte. Ela passa por um grande crescimento ao longo da trama.

Mas foi Kelsier, com sua jornada de Sobrevivente a Herói, e de Herói a Mito, que mais me marcou nessa obra. Kelsier é um homem que já perdeu muito. Mas que descobriu um novo propósito ao se descobrir um nascido das brumas. Ele é tão complexo, cheio de momentos de alegria, tristeza, raiva, revolta, que não tem como não querer abraçar esse personagem ou ficar perto de sua presença carismática. Kelsier nos traz lições muito importantes, numa roupagem bem-humorada e que facilita e muito para os leitores se sentirem mais próximos da jornada desses personagens.



Alguns personagens que roubaram a cena para mim e que ganharam meu coração: Sazed - o Guardador; Brisa - o Abrandador; Fantasma - o Olho de Estanho; Marsh - o Buscador. 

Estou ansiosa para ler os outros livros da série e conhecer mais sobre o universo da Cosmere que o autor ainda está criando nessas obras. 

Favoritado e Recomendado.

Até a próxima e boas leituras.

Comentários